Filosofia

>> Sentido da Vida >> Verdade >> Razão >> Religião

Idiossincrasia

>> Politicamente Incorreto >> Máximas Kaduzianas >>

Mixórdia

>> Tudo o que não se encaixa nos demais temas deste blog

Poesia

>> Poesias que rabisquei ao longo da vida

Tecnologia

>> Tendências >> Google >> Gadgets >> Informática

Home » Filosofia

Uma pensata – Vontade x Realidade

Postado por , segunda-feira, 22 de dezembro de 2008Sem Comentários

Assim como Bryan Magee contou em seu livro Confissões de um Filósofo, eu também já perdi a conta de quantas vezes ouvi o argumento de que é impossível não haver um significado para a nossa existência, pois uma vida sem objetivo nem sentido seria intolerável. “Quando eu ponderava: ‘Mas pode ser que não haja mesmo nenhuma importância em nada; afinal de contas, sabemos que existem muitas coisas que não nos agradam, às vezes coisas que consideramos intoleráveis, como tortura e morte’, já tinha alguém propenso a responder, geralmente com raiva: “Você quer então que a vida não tenha sentido?”

É claro que eu não quero. Mas “negar uma possibilidade sob o pretexto de que ela é angustiante demais para ser contemplada é uma atitude totalmente desprovida de seriedade intelectual”. Tudo o que eu mais gostaria é que a vida tivesse um sentido e que fossemos capazes de apreendê-lo. Também gostaria que Papai Noel existisse, que meu chefe me desse um aumento no próximo mês e que não houvesse miséria no mundo. Mas não posso confundir desejo com realidade. Meus desejos não passam de especulações infundadas, sem provas ou evidencias que lhes confiram veracidade. A realidade independe da minha vontade.

Popularity: 1% [?]

Deixe o seu comentário!

Escreva o seu comentário, ou trackback do seu próprio site. Você também pode se inscrever via RSS.

Enfim, fique à vontade. Sinta-se em casa e dê a sua opinião sobre este texto. Mas, 'pelamordedeus' nada de spam!

Se quiser, você pode usar estas tags no seu cometário:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog permite Gravatar. Para Conseguir seu próprio avatar, registre-se em Gravatar.

</div>